Campeão das edições de 2002 e 2003 do Masters Series de Monte Carlo, o espanhol Juan Carlos Ferrero estreou com vitória na competição deste ano. Nesta segunda, o 16º cabeça-de-chave do torneio passou sem maiores sustos pelo britânico Tim Henman, em duelo válido pela primeira rodada, com parciais de 7/5 e 6/2.
O desempenho ainda foi pior para Henman, já que ele caiu na estréia de Monte Carlo pelo terceiro ano seguido – perdeu para os argentinos Mariano Zabaleta, em 2005, e Gastón Gaudio, em 2006. Antes disso, o britânico havia chegado às quartas-de-final em 2001 e 2004 e às semifinais em 2002.
Foi a terceira vez que Ferrero e Henman se enfrentaram e a segunda vitória do Mosquito, que só foi derrotado no torneio de Paris de 1999, quando o britânico venceu por 4/6, 7/6 (9-7) e 6/4. Classificado para a segunda rodada, o tenista ibérico aguarda seu próximo rival, que sai do duelo entre Nicolas Massú e Filippo Volandri.
Quem não deu a mesma sorte foi o francês Paul-Henri Mathieu, derrotado pelo belga Kristof Vliegen por 7/5 e 6/3. Eliminado, Mathieu saiu reclamando da falta de tempo para descansar entre as competições. “Peguei um resfriado no domingo passado e ainda não estou melhor”, explicou Mathieu, que foi derrotado junto com a França pela Rússia na Copa Davis no último final de semana. “Não foi fácil para mim depois da Davis. Preciso descansar de verdade. De repente, quando percebemos, já estamos aqui no saibro”, completou o francês, admitindo ainda que precisa de uma preparação melhor.
Mathieu e Vliegen haviam se enfrentado em três ocasiões, todas com vitórias do francês. Na próxima rodada, o belga será o rival do russo Marat Safin por uma vaga nas oitavas-de-final, uma vez que o ex-número um do mundo surpreendeu o finlandês Jarkko Nieminen por 5/7, 6/3 e 6/2.
Por fim, o francês Marc Gicquel deu uma contribuição para o argumento de Mathieu: sem participar da Davis, Gicquel passou pelo alemão Florian Mayer por parciais de 7/5, 5/7 e 7/5, em partida que durou 2h12min. Mayer também não participou da vitória da Alemanha sobre a Bélgica na Davis e foi derrotado no único confronto anterior contra o francês.