Depois de o número 1 do mundo Rafael Nadal passar por Sam Querrey na abertura da semifinal da Copa Davis contra os Estados Unidos, David Ferrer precisou se desdobrar para superar Andy Roddick. O atual sexto melhor tenista do mundo venceu uma epopéia contra o ex-líder da ATP após 3h17 por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (7-5), 2/6, 1/6, 6/4 e 8/6 no saibro de Madri.
A partida teve muitos altos e baixos depois do primeiro set equilibrado e definido apenas no tie-break. Em seguida, contudo, Ferrer acabou não conseguindo segurar a melhora de Roddick em quadra e ainda cometeu muitos erros não-forçados (foram 22 contra nove do norte-americano ao longo dos segundo e terceiro sets).
Apoiado pela torcida madrilena, contudo, o tenista de Valência se recuperou a tempo na quarta parcial da disputa. Ferrer voltou a ousar nas rebatidas e ainda diminuiu a quantidade de erros – ao passo em que Roddick acabou caindo de rendimento (falhou 15 vezes, contra oito do espanhol).
Os dois atletas equilibraram novamente a partida no quinto e decisivo set – que não possui tie-breaks. Após o empate por 6/6, Ferrer foi atrás de mais uma quebra de saque e obteve a suada vitória sobre Roddick, a sua quarta em seis partidas realizadas com o norte-americano nono do mundo.
Com o resultado, a Espanha ficou a apenas uma vitória de se classificar para a final do mais importante torneio entre nações do tênis masculino. Com 2 a 0 no placar, o time ibérico voltará à quadra neste sábado para o jogo de duplas, com Feliciano López e Fernando Verdasco enfrentando Mike Bryan (melhor duplista do mundo ao lado do gêmeo Bob) e Mardy Fish.
No domingo, se necessário, os jogos de simples definirão o confronto. Na primeira partida do dia, Ferrer mede forças com Sam Querrey. Se ainda assim for preciso, Nadal pega Roddick no quinto embate do confronto.