Mesmo que de maneiras diversas, os principais favoritos que já entraram em quadra nesta quarta-feira no Torneio de Tóquio estão classificados às oitavas-de-final. Enquanto David Ferrer e Jo-Wilfried Tsonga tiveram dificuldades para bater respectivamente os norte-americanos Jessé Levine e Bobby Reynolds, Richard Gasquet passeou diante do austríaco Martin Slanar.
Em rodada bastante movimentada ainda em reflexos da chuva que atrapalhou o primeiro dia de competições no Japão, na segunda-feira, Ferrer comandou o avanço dos melhores jogadores. Cabeça-de-chave número um, o espanhol se recuperou da queda na estréia conhecida em Pequim na última semana ao aplicar parciais de 6/4, 4/6 e 6/1 sobre Levine, apenas o 101 do mundo.
Classificado às oitavas-de-final, o top 10 tem boas chances de seguir vivo em Tóquio, já que busca vaga nas quartas-de-final contra o convidado japonês Takao Suzuki, que surpreendeu o italiano Simone Bolelli, 15º favorito, com vitória por 7/6 (7/5), 4/6 e 7/6 (7/5).
Entre os outros favoritos, destaque para Jo-Wilfried Tsonga. Campeão no último domingo em Bangcoc, o francês acusou o cansaço em virtude da seqüência de jogos, mas conseguiu despachar outra zebra ianque, Bobby Reynolds, que caiu com parciais de 4/6, 7/6 (7/4) e 6/4. O próximo adversário de Tsonga é o sérvio Victor Troicki, que venceu por fáceis 6/2 e 6/1 o norte-americano Wayne Odesnik.
Já Richard Gasquet, que luta pare repetir a final do ano passado em Tóquio se não quiser cair no ranking de entradas, confirmou a condição de quarto cabeça-de-chave para bater por 6/4 e 6/2 o austríaco Martin Slanar. Tentando avançar às quartas, o gaulês terá de lidar com a pressão da torcida local, em êxtase por mais uma vitória da revelação Kei Nishikori. O japonês de 18 anos avançou ao eliminar o espanhol Guillermo García-López por um duplo 6/4.
Confira outros resultados de segunda rodada em Tóquio:
(8)Mikhail Youzhny (RUS) v. Flavio Cipolla (ITA): 6/2 e 6/2
(9)Tomas Berdych (TCH) v. Roko Karanusic (CRO): 6/3 e 6/4
(11)Jarkko Nieminen (FIN) v. Cecil Mamiit (PHI): 7/6 (9-7) e 6/4
(12)Rainer Schuettler (ALE) v. Hyung-Taik Lee (COR): 6/3, 6/7 (3-7) e 6/3
Amer Delic (EUA) v. (13)Sam Querrey (EUA): 7/6 (7-5) e 6/3
(14)Jurgen Melzer (AUT) v. Simon Stadler (ALE): 6/2 e 6/3