Com parciais de 6/4 e 7/6 (7-2), Federer garantiu presença na decisão do torneio, cuja primeira fase é disputada em sistema de round robin. Para o suíço, a partida valeu ainda para demonstrar que ele vem recuperando sua forma antes da estréia no Aberto da Austrália, onde defende o título.
Para Safin, que já ocupou o topo do ranking de entradas, a partida foi uma boa oportunidade de mostrar que ele vem em uma sólida recuperação. “Foi muito difícil chegar até aqui. Sofri muitos problemas com contusões, e acho que consegui melhorar meu jogo”, garante o russo, atual número 26 da ATP e que sofreu sua oitava derrota em dez partidas contra Federer.
Na outra chave, o croata Ivan Ljubicic passou pelo alemão Tommy Haas por 7/6 (7-5) e 6/4, em duelo em que os dois morreram abraçados. A partida que decidirá a vaga, entre o britânico Andy Murray e o norte-americano Andy Roddick, precisou ser adiada. Com o falecimento da mãe do treinador de Roddick, o ex-tenista Jimmy Connors, o confronto foi remarcado para a madrugada desta sexta-feira.