Quem torcia muito para este resultado era o argentino David Nalbandian, atual campeão do Masters exatamente sobre o suíço. A vitória de Federer deixou Ljubicic, Roddick e Nalbandian empatados com uma vitória em três partidas, mas o argentino garantiu passagem às semifinais no placar entre sets vencidos e sets perdidos. Foram 4-4 do sul-americano (praticamente eliminado ao final da segunda rodada), contra 3-5 dos adversários da chave.
Na partida do suíço, Federer sofreu para fazer valer seu favoritismo sobre Ljubicic no primeiro set. Porém, conseguiu manter uma apresentação mais equilibrada e, mesmo sofrendo uma quebra, conseguiu outra e arrastou a parcial até o tie break, onde conquistou a vitória por 7-2.
Já no segundo, Federer conseguiu uma quebra que se mostrou decisiva. Os dois mantiveram um embate equilibrado, mas que acabou fechando o placar em 6/4, em partida que durou pouco mais de uma hora e meia.
Com esta vitória, o já classificado Federer garantiu a primeira colocação do Grupo Vermelho, com três vitórias, garantindo Nalbandian em segundo e ainda com chances do bicampeonato. Roddick, terceiro, e Ljubicic, quarto, deram adeus à competição em Xangai.
O placar ainda ajudou a dilatar ainda mais o retrospecto de Federer sobre Ljubicic, Em 14 encontros dos dois, o suíço venceu nada menos do que 11. Em quadras de carpete, foi apenas a segunda vitória, contra uma do croata.
Nesta sexta, outras duas partidas pelo Grupo Dourado apontam o quarto classificado para as semifinais da Masters. O norte-americano James Blake, classificado, enfrenta o já eliminado Tommy Robredo apenas para cumprir tabela. Na outra partida, Nikolay Davydenko e Rafael Nadal duelam diretamente pela última vaga do grupo.