O primeiro deles teve ninguém menos do que Roger Federer em quadra. O suíço, principal cabeça-de-chave da competição, venceu o sul-africano Wesley Moodie por 2 sets a 0. Moodie, 13º pré-classificado para o ATP nipônico, não resistiu ao melhor tênis do mundo e foi facilmente batido por 6/2 e 6/1.
A outra partida não teve favoritos em quadra, mas contou com lances impressionantes. O alemão Alexander Waske venceu o primeiro set contra o japonês Takao Suzuki e esteve a ponto de fechar o segundo, ambos no tie break. Foi então que o tenista da casa resolveu reagir, salvando cinco match points e virando o jogo. As parciais foram de 6/7 (4-7), 7/6 (10-8) e 6/1 a favor de Suzuki.
As duas partidas definiram o único confronto já decidido das quartas-de-final. Apesar de pouco conhecido no circuito, Suzuki já enfrentou Federer uma vez no Aberto da Austrália e perdeu. Foi em 2005, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4.
O espanhol Tommy Robredo e o norte-americano também chegaram a entrar em quadra, mas a chuva na capital japonesa acabou paralisando o jogo. Segundo favorito, Robredo vencia Spadea, 15º, por 6/4.
Confira os jogos das oitavas adiados para a sexta-feira:
Rainer Schuettler (ALE) x Mario Ancic (CRO)
Juan Monaco (ARG) x Jarkko Nieminen (FIN)
Dmitry Tursunov (RUS) x Hyung-Taik Lee (COR)
Jiri Novak (TCH) x Benjamin Becker (ALE)
Juan Martin Del Potro (ARG) x Tim Henman (GBR)
< !-- /hotwords -- >