Menu
Gastronomia

Federer vence Bjorkman e vai enfrentar Youzhny

Arquivo Geral

17/01/2007 0h00

Melhor adaptado, mas ainda mostrando sinais de irritação incomuns nos últimos anos, o suíço Roger Federer conquistou sua segunda vitória no Aberto da Austrália. Em jogo realizado na madrugada desta quarta-feira (manhã na Austrália), o número um do mundo não deu chances ao freguês Jonas Bjorkman e manteve a escrita no confronto direto.

A vitória foi mais uma vez limpa, por 3 x 0, parciais de 6/2, 6/3 e 6/2. Federer segue assim sem perder sets contra o sueco em cinco triunfos. Nas duas últimas partidas, ambas realizadas em Grand Slam, Bjorkman somou apenas 11 games (na última, na semifinal de Wimbledon de 2006, o placar foi de 6/2, 6/0 e 6/2).

Para chegar à terceira rodada do torneio, o número um do mundo mostrou melhor jogo e deslanchou desde o começo, conseguindo de cara 5/1. Após pequeno deslize e quebra do sueco, recuperou o controle e abriu o segundo set no mesmo ritmo. Na última parcial, o suíço ainda reclamou do seu próprio jogo, mas conseguiu outra fácil vitória.

Mesmo tendo se mostrado insatisfeito, apresentou-se bem melhor que na estréia, quando jogou mal e por muito pouco não perdeu o primeiro set do duelo contra o alemão Björn Phau, que teve saque em 5/4. Vale lembrar que o Aberto da Austrália é o primeiro torneio oficial do suíço no ano, já que ele trocou a defesa do título de Doha por treinos na primeira semana.

Classificado para a terceira rodada, Federer tem seu primeiro desafio de peso. Ele enfrenta o perigoso russo Mikhail Youzhny, cabeça-de-chave número 25 e ótimo tenista nas quadras sintéticas. O russo venceu o chinês Yen-Hsu Lu por 7/5, 6/4 e 6/4 e mostra estar recuperado de séria torção no tornozelo no final do ano passado, que o tirou das quadras por bom tempo.

Para este confronto, porém, tem grande ponto positivo. Ele venceu Youzhny nada menos que sete vezes em sete jogos e perdeu apenas dois sets em todos estes confrontos. O último deles foi há um ano, no torneio de Dubai, e terminou com placar de 6/3 e 6/2. Youzhny melhorou de lá para cá e inclusive foi à semifinal do Aberto dos EUA, mas ainda precisa evoluir para tentar quebrar tabu contra o atual campeão.

O triunfo desta quarta foi o 31º consecutivo de Federer em torneios oficiais (perdeu para Andy Roddick na final da exibição de Kooyong, no último sábado). Nesta seqüência, conquistou os títulos no Aberto da Austrália, em Tóquio, na Basiléia, em Madri e no Masters de Xangai. Em Grand Slam, são 16 seguidos. Ele busca o tri na Austrália e o décimo troféu desta categoria na carreira.

Real ameaça
Logo que foi sorteada a chave do Aberto da Austrália as previsões eram de muito trabalho para Federer na campanha do tri. E elas começam a se confirmar com os avanços dos principais nomes em seu caminho. Além de Youzhny, quem tem mostrado incrível força é o jovem Novak Djokovic, de 19 anos, apontado como uma das maiores revelações do últimos anos.

O sérvio deu outro show e avançou à terceira rodada ao bater o espanhol Feliciano Lopez por 6/2, 7/5 e 6/1. Antes, havia arrasado o chileno Nicolas Massú por 6/1, 6/1 e 6/0. Cabeça 14, Djokovic conquistou a sétima vitória seguida no ano, já que vem do título em Adelaide, na primeira semana. Se vencer mais uma, pode encarar Federer nas oitavas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado