Menu
Gastronomia

Federer quebra recorde de pontos no ranking de entradas

Arquivo Geral

14/08/2006 0h00

O suíço Roger Federer superou nesta segunda-feira o recorde de pontos no ranking de entradas da ATP. Após o título do Masters Series de Toronto, o sétimo na temporada, Federer chegou a 7.760 pontos na lista, muito à frente da antiga marca, obtida por ele mesmo em janeiro deste ano (7.275 pontos).

Antes de iniciar o evento canadense, o suíço tinha 7.260 e logo em sua primeira vitória, contra o francês Paul-Henri Mathieu, quebrou o recorde. No entanto, como faturou o título ao bater Richard Gasquet neste domingo e somou 500 pontos na semana, passou diretamente ao impressionante número.

Líder do ranking masculino há 133 semanas (desde 2 de fevereiro de 2004), Federer lidera com folgas e não deve mais perder a ponta até o final do ano, mesmo ainda tendo pela frente pontos importantes a defender, como os dos títulos em Cincinnati e no Aberto dos EUA e os do vice no Masters de Xangai.

Sua vantagem é tão grande que ele tem mais de três mil pontos (ou três títulos de Grand Slam) de vantagem sobre o segundo colocado, o espanhol Rafael Nadal. O vice-líder, único tenista que ainda consegue bons resultados contra o número um do mundo, tem “apenas” 4.505.

A esperança de Nadal em diminuir a longa margem começa nesta semana, em Cincinnati. Federer defende o título (500 pontos), enquanto o espanhol precisa repetir apenas cinco pontos. Em seguida, no Aberto da EUA, o suíço encara outros 1.000 pela campanha vencedora de 2005, enquanto Nadal tem apenas 35 da eliminação na segunda rodada.

Na última semana, Federer passou apuros em quatro dos seis jogos que fez, mas venceu sempre no terceiro set. No domingo, saiu atrás contra Gasquet, mas controlou o jogo a partir do início do segundo set. Ele já soma 17 finais seguidas, tem série invicta de 54 partidas em quadras americanas e busca agora seu 12º título de Masters Series da carreira.

Sua estréia em Cincinnati deve acontecer nesta terça-feiram contra o tailandês Paradorn Srichaphan. Nadal, por sua vez, encara o norte-americano Sam Querrey, convidado da organização.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado