O suíço Roger Federer está muito perto de conquistar o título de melhor tenista da temporada pelo quarto ano seguido. Com o vice-campeonato no Masters Series de Madri na semana passada, o atual número um do mundo abriu 204 pontos de diferença para o espanhol Rafael Nadal na Corrida dos Campões (que soma os resultados a partir de janeiro).
Como descansará nesta semana, Nadal só conseguirá ultrapassar o suíço se vencer o Masters Series de Paris e a Masters Cup de Xangai e o rival somar no máximo 45 pontos em três eventos. Nesse caso, o espanhol ficaria com 1.287 contra 1.286. Mas o título de Federer pode ser sacramentado no próximo domingo, já que o suíço está atuando na Basiléia, sua cidade-natal e onde levantou a taça no ano passado.
Na decisão em Madri, Federer foi derrotado pelo argentino David Nalbandian. O resultado colocou o sul-americano ao lado do alemão Boris Becker e do sérvio Novak Djokovic, até então os únicos na história a ter vencido os três primeiros colocados do ranking mundial em um mesmo torneio.
Antes do líder do ranking, Nalbandian havia deixado para trás Nadal nas quartas-de-final e o próprio Djokovic, número três do mundo, na semifinal. Já o sérvio alcançou a façanha no mês passado, quando bateu Andy Roddick (então terceiro no ranking), Nadal e Federer na seqüência para faturar o Masters Series de Montreal.
Becker, por sua vez, registrou o feito no Torneio de Estocolmo de 1994, quando despachou Michael Stich (terceiro) nas quartas-de-final, Pete Sampras (primeiro) na semi e Goran Ivanisevic (segundo) na decisão.