Menu
Gastronomia

Federer perde primeiro set no torneio, mas vence e vai à semi

Arquivo Geral

08/09/2006 0h00

O suíço Roger Federer vacilou por duas vezes, perdeu seu primeiro set, mas derrotou o norte-americano James Blake pelas quartas-de-final do Aberto dos EUA, na madrugada desta sexta-feira.

Em 2h47, ele despachou o quinto cabeça-de-chave por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (9-7), 6/0, 6/7 (9-11) e 6/4, assegurou o lugar nas semifinais e atingiu 19 vitórias consecutivas na competição.

Atual bicampeão, o número um do mundo terá pela frente um grande freguês na próxima fase: o russo Nikolay Davydenko, a quem venceu nos sete confrontos disputados até hoje.

A série começou em Milão-2002, quando o suíço venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 e 7/5. Depois disso, foram triunfos em Miami-2004 (6/2, 3/6 e 7/5), Olimpíadas de Atenas-2004 (6/3, 5/7 e 6/1), Doha-2005 (6/3 e 6/4), Roterdã-2005 (7/5 e 7/5), Hamburgo-2005 (6/3 e 6/4) e Aberto da Austrália-2006 (6/4, 3/6, 7/6 e 7/6).

No duelo desta quinta, Federer poderia até ter mais facilidade para vencer o tenista da casa, mas bobeou no primeiro, terceiro e quarto sets, quando perdeu o game de serviço para fechar a parcial.

No primeiro set, o número um do mundo quebrou o saque de Blake no nono game, tinha a vantagem para fechar, mas não aproveitou e teve de salvar dois set points no tie-break, antes de vencer por 9 a 7.

O revés provocou uma verdadeira pane no norte-americano, que passou a errar demais e esteve irreconhecível. Com isso, Federer não perdoou e aplicou rapidamente o “pneu” no adversário com as quebras no segundo, quarto e sexto games.

O norte-americano só “voltou” à quadra no terceiro set, mas teve muito trabalho para manter o serviço. No sexto game, o suíço teve 0/40 e não aproveitou as três chances de quebra. No oitavo, nova oportunidade e Federer não desperdiçou. Mas, outra vez, o líder do ranking vacilou com o saque nas mãos para fechar o jogo e permitiu a quebra.

Embalado, Blake aproveitou como nunca o cochilo do suíço e abriu rapidamente 3 a 0 no tie-break. Ele manteve a diferença e teve 6 a 3. Impaciente, porém, Blake errou, cedeu o empate e teve de salvar um match point no 9/8. Em seguida, na quinta chance para fechar o set, o norte-americano enfim aproveitou e fechou em 11 a 9.

Mesmo com o primeiro set perdido na competição, Federer não se abalou e voltou implacável. Após vencer dois pontos para salvar uma quebra de saque no segundo game, o número um do mundo abriu 5/1, mas novamente bobeou com o serviço nas mãos. No oitavo game, ele permitiu que Blake devolvesse uma das quebras. No décimo game, novo drama. Após perder duas oportunidades para fechar o jogo, Federer teve de salvar uma chance de quebra e, enfim, confirmou o saque para ir às semifinais.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado