O duelo entre sul-americanos que definiu o primeiro adversário de Roger Federer no Masters Series de Madri terminou antes do que se esperava. Jogando contra o chileno Nicolas Massú, o argentino Gastón Gaudio empatava em 1 set a 1 quando teve que abandonar a quadra.
Gaudio alegou problemas estomacais e desistiu do jogo quando havia acabado de igualar o jogo em 4/6 e 6/3. O chileno, que se garantiu na segunda rodada, enfrentou Federer quatro vezes, e conseguiu uma vitória em 2002. Nos dois duelos deste ano, deu o número um do mundo.
Já o espanhol Rafael Nadal, segundo cabeça-de-chave em casa, enfrentará um adversário mais cansado em sua estréia. Na segunda rodada, ele pega o norte-americano Mardy Fish, que saiu do quali e venceu de virada o belga Xavier Malisse por 5/7, 6/3 e 7/5.
Fish e Nadal se enfrentaram apenas duas vezes no circuito da ATP, e em ambas o espanhol levou a melhor. O norte-americano jamais conseguiu vencer sequer um set contra o segundo melhor tenista da atualidade.
Seguindo a ordem dos favoritos, o croata Ivan Ljubicic tem um confronto complicado na estréia. Ele enfrentará o britânico Andy Murray, responsável pela eliminação do quali espanhol Ivan Navarro Pastor com parciais de 6/2 e 6/4.
No único confronto anterior entre o Ljubicic e Murray, o terceiro pré-classificado levou a melhor, mas sofreu. Jogando em casa no torneio de Zagreb, ele só passou pela jovem revelação após três sets, com 4/6, 6/2 e 6/3 no placar.
Assim como Murray, Juan Ignácio Chela passou à segunda rodada com facilidade. Ele estragou a festa local ao bater o ex-número um do mundo, o espanhol Carlos Moyá, por 6/3 e 6/2, Chela colocou-se como confronto da estréia de Tommy Robredo. O espanhol enfrentou o argentino duas vezes, com uma vitória para cada lado.
Já o tailandês Paradorn Srichaphan estreou com vitória tranqüila sobre o quali espanhol Gorka Fraile, com placar de duplo 6/2. Srichaphan tenta vaga nas oitavas-de-final contra o chileno Fernando González, décimo cabeça e que vem embalado pelo vice em Viena. No único duelo entre ambos, há seis anos, González levou a melhor.