Líder do ranking de entradas da ATP, o suíço Roger Federer assumiu nesta segunda-feira o topo da Corrida dos Campeões, lista que considera apenas os resultados obtidos neste ano. Por conta de a temporada estar ainda no começo, muitos tenistas apresentam a pontuação obtida no Aberto da Austrália, caso dos quatro primeiros colocados.
Federer lidera com os 200 pontos conquistados no primeiro Grand Slam do ano, à frente do finalista Fernando González, com 140. Como nenhum dos dois havia jogado nenhum torneio preparatório antes do torneio realizado em Melbourne, ambos aparecem pela primeira vez na relação.
Também estreando no ranking estão os terceiros colocados Andy Roddick e Tommy Haas, que foram derrotados nas semifinais na competição australiana por Federer e González, respectivamente, e ostentam 90 pontos.
Em quinto aparece o russo Nikolay Davydenko, que subiu quatro colocações em relação à última lista. Embora tenha conseguido apenas 50 ao ser eliminado nas quartas-de-final no Aberto da Austrália, o tenista havia chegado às semis do torneio de Doha, quando recebeu o restante dos 75 pontos que ostenta na Corrida.
Logo em seguida está o espanhol Tommy Robredo, em sexto, um ponto atrás do russo. Eliminado também nas quartas do Grand Slam, o atleta recebeu 24 pontos por chegar à final do Torneio de Auckland, vencido pelo compatriota David Ferrer. Líder da Corrida até a semana passada, o croata Ivan Ljubicic caiu para 14º lugar, com 51 pontos. Como não teve participantes no primeiro Grand Slam, o Brasil não tem representantes na Corrida.
Confira a lista com os primeiros colocados:
1. Roger Federer (SUI) – 200 pontos
2. Fernando González (CHI) – 140
3. Andy Roddick (EUA) e Tommy Haas (ALE) – 90
5. Nikolay Davydenko (RUS) – 75
6. Tommy Robredo (ESP) – 74
7. James Blake (EUA), Novak Djokovic (SER), Mardy Fish (EUA), Andy Murray (GBR) e Rafael Nadal (ESP) – 65