Campeão do Masters Series de Cincinatti em 2005, o suíço Roger Federer garantiu nesta sexta-feira sua vaga para as semifinais do torneio deste ano. Com algumas dificuldades, o melhor tenista do mundo na atualidade passou pelas quartas-de-final com uma vitória por 6/3, 3/6 e 6/2 sobre o espanhol Nicolas Almagro.
Foi a quinta vitória de Federer em cinco partidas contra Almagro, o número 32 do ranking de entradas da ATP. A partida durou apenas 1h21 e foi marcada pela intensa troca de bolas entre os dois tenistas.
Ambos abriram a partida de forma muito equilibrada, de forma que Almagro conseguiu segurar o suíço até o placar de 3/3. Foi então que Federer conseguiu duas quebras, vencendo os três últimos games da parcial e fazendo 6/3.
O ritmo da partida parecia o mesmo no segundo set, mas o suíço cometeu uma dupla falta no oitavo game e permitiu que Almagro convertesse um break point, abrindo 5/3. O espanhol então só precisou confirmar seu saque e empatar o confronto.
Mesmo assim, Nicolas Almagro não conseguiu segurar o favoritismo do rival, que conseguiu uma quebra e abriu 4/2. No game final, Federer conseguiu mais um break e fechou o jogo com um smash, decretando a eliminação do ibérico.
Com a vitória, o suíço garantiu vaga para o confronto das semifinais contra o australiano Lleyton Hewitt, que venceu por 6/2 e 6/4 o jogo dos ex-líderes do ranking da ATP contra o espanhol Carlos Moyá.
Foi a oitava vitória de Hewitt em 13 duelos contra Moyá, que não vence o rival desde 2002. Contra Federer, o retrospecto do aussie é menos empolgante, com 12 derrotas em 19 encontros.