Atual campeão de Roland Garros, o suíço Roger Federer estreou com vitória na manhã desta segunda-feira. Depois de vencer o australiano Peter Luczak por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/1 e 6/2, o número 1 do mundo enfrenta o colombiano Alejandro Falla.
Federer alcançou 71% de aproveitamento no primeiro serviço, aplicou sete aces e acabou sem duplas faltas. Ele não teve seu saque quebrado e converteu cinco dos 12 breaks na partida. Já o australiano terminou com 21 erros não forçados, 10 a mais que o suíço, e 23 winners, 11 a menos que o adversário.
Na próxima rodada, Federer enfrenta o colombiano Alejandro Falla, que eliminou o sérvio Janko Tipsarevic no último sábado. O suíço contabiliza duas vitórias sobre o sul-americano, ambas na segunda rodada de Grand Slam, já que ganhou sem perder sets em Roland Garros-2006 e em Wimbledon-2004.
Antes de Nadal, campeão entre as temporadas de 2005 e 2008, o último tenista a ganhar Roland Garros duas temporadas consecutivas foi o brasileiro Gustavo Kuerten, que triunfou em 2000 e 2001. Para Federer, o eventual bicampeonato teria significados especiais.
Com os mesmos 62 títulos do argentino Guillermo Vilas na carreira, Federer é o sexto tenista com mais taças em toda a história. Se chegar, pelo menos, até a semifinal, o suíço ainda alcança o recorde de 286 semanas estabelecido pelo norte-americano Pete Sampras na liderança do ranking mundial.
Atual 70º colocado no ranking da ATP, o colombiano de 27 anos tenta passar da segunda rodada de Roland Garros pela primeira vez na carreira. Ela caiu na mesma fase nas temporadas de 2008, contra o francês Julien Benneteau, 2006, contra o próprio Federer, e 2004, contra o argentino David Nalbandian.