O suíço Roger Federer, número um do tênis mundial, e a croata Blanka Vlasic, atual bicampeã mundial do salto em altura, foram eleitos destaques do esporte em 2009 pela imprensa europeia.
Federer sucede no prêmio masculino o espanhol Rafael Nadal, que chegou a tomar o topo do Ranking da ATP ano passado. O suíço é o maior vencedor da história, com cinco distinções – além deste ano, ganhou em 2004, 2005, 2006 e 2007.
O segundo lugar foi para o inglês Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1, seguido do norueugês Ole Einar Bjoerndalen, do biatlo. Na quarta posição ficou o meia-atacante português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
Entre as mulheres, Vlasic recebeu a distinção pelo excelente ano, que teve como ápice a conquista do ouro no salto em altura do Mundial de atletismo, em Berlim. Ela também foi reconhecida como destaque em seu país.
A nadadora italiana Federica Pellegrini e a russa Yelena Isinbayeva, ganhadora em 2008, foram segunda e terceira colocadas, respectivamente.
A tenista belga Kim Clijsters, que faturou o US Open do ano passado no retorno às competições, acabou em quarto. Sua compatriota Justine Henin, outra que voltou ao circuito profissional feminino, lidera o número de conquistas entre as mulheres, com quatro (2002, 2003, 2006 e 2007.
Entregue desde 1983, o prêmio recebe o nome de troféu Frank Taylor em homenagem ao ex-presidente da associação de imprensa e da associação internacional de imprensa esportiva.