Atual número um do mundo, Roger Federer confirmou que enfrentará o ex-tenista Pete Sampras em três partidas de exibição durante a excursão que fará no mês de novembro pelo continente asiático.
O primeiro encontro entre os dois tenistas acontecerá no dia 20 de novembro em um local ainda não definido. Dois dias depois, os dois astros se desafiarão novamente em Kuala Lumpur, na Malásia. Fechando a série, a última partida acontecerá no dia 24, em Macau, na China.
Já pensando no encontro contra o suíço, Sampras, que já ocupou o posto de número um do mundo, deu pistas de como deverá atuar contra Federer. “O jogo de Federer não tem buracos. Eu preciso pressioná-lo com muita potência e tentar ser agressivo, possivelmente sacando bem”, disse.
Já Federer acredita que os jogos terão um nível técnico alto, apesar da diferença de dez anos de idade entre os dois tenistas. “Estou empolgado em jogar contra Pete e ansioso por visitar a Malásia pela primeira vez. Não há dúvida de que vamos jogar um grande tênis”, previu o suíço.
Sampras escreveu seu nome na história do tênis mundial ao se tornar o maior vencedor de Grand Slams de todos os tempos. Ao todo foram 14 títulos, incluindo sete triunfos em Wimbledon e quatro no Aberto dos Estados Unidos. O norte-americano também carrega a marca de ser o tenista que mais tempo ficou na liderança do ranking mundial, sendo nada menos que 286 semanas na ponta.
Enquanto isso, Federer busca seguir o mesmo caminho para conseguir superar os recordes de Sampras. O suíço já tem dez títulos de Grand Slam, incluindo o tetracampeonato de Wimbledon. Atualmente o tenista é líder do ranking mundial desde janeiro de 2004, sendo o recordista de semanas consecutivas no topo.
Federer e Sampras se encontraram apenas uma vez como profissionais. Na oportunidade, durante as oitavas-de-final do torneio de Wimbledon de 2001, o suíço levou a melhor sobre o norte-americano, que com a derrota perdeu a chance de conquistar o pentacampeonato na competição.