O espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, primeiro e segundo colocados do ranking mundial, respectivamente, serão os novos presidente e vice do Conselho de Jogadores da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Esta é a primeira vez na história do tênis que os melhores do mundo estiveram tão envolvidos com a política do esporte.
O Conselho – que conta ao todo com dez tenistas, entre eles estão o sérvio Novak Djokovic e o suíço Stanislas Wawrinka – trabalha junto à ATP no que se refere à decisões que visam ao crescimento do circuito mundial e do esporte como um todo.
“É a primeira vez na história que os três principais jogadores do mundo fazem parte do Conselho de Jogadores da ATP, e isso é uma coisa muito boa para o esporte, porque mostra que os atletas não se interessam apenas por jogar tênis, mas querem contribuir para o crescimento do circuito”, comemorou o diretor da ATP, Nicola Arzani, referindo-se a Djokovic, número três do mundo.
Por sua vez, Federer também se mostrou empolgado em atuar nos bastidores. “Nós todos queremos o que é melhor para o tênis e eu estou bastante interessado em trabalhar com o Nadal”, falou o suíço.
Embora sejam grandes rivais dentro das quadras e na briga pela liderança do ranking, a boa relação entre Federer e Nadal foi o principal motivo para que os dois fossem eleitos para trabalharem juntos.