Presente nas últimas quatro decisões de Roland Garros, o suíço Roger Federer é o primeiro tenista da chave masculina classificado para as oitavas de final. O número 1 do mundo avançou na manhã desta sexta-feira ao vencer o alemão Julian Reister por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/0 e 6/4.
Federer alcançou 57% de aproveitamento no primeiro serviço, converteu 36 dos 41 pontos depois de encaixar o saque inicial e teve sucesso em 20 de suas 24 subidas à rede. Sem ter seu saque ameaçado, ele aplicou 34 winners, 10 a mais que o rival, e converteu cinco dos 13 breaks.
Na próxima rodada, Federer espera pelo vencedor do encontro entre o compatriota e amigo Stanislas Wawrinka, cabeça de chave número 20, e o italiano Fabio Fognini. O astro tem quatro vitórias e uma derrota contra o primeiro e venceu o único duelo diante do segundo.
Entre as temporadas de 2006 e 2008, o suíço perdeu o título de Roland Garros para Rafael Nadal na final. No ano passado, finalmente foi campeão ao vencer na decisão o sueco Robin Soderling, responsável por impor ao espanhol sua primeira derrota no Grand Slam francês.
Antes de Nadal, campeão entre os anos de 2005 e 2008, o último tenista a ganhar Roland Garros duas temporadas consecutivas foi o brasileiro Gustavo Kuerten, que triunfou em 2000 e 2001. Para Federer, o eventual bicampeonato teria significados especiais.
Com os mesmos 62 títulos do argentino Guillermo Vilas na carreira, o suíço é o sexto tenista com mais taças em toda a história. Se chegar, pelo menos, até a semifinal, ele ainda alcança o recorde de 286 semanas estabelecido pelo norte-americano Pete Sampras na liderança do ranking mundial