Em busca de mais um título no Masters Series de Montreal, o suíço Roger Federer manteve nesta sexta-feira sua vaga para as semifinais da competição. Campeão das duas últimas edições da competição, que era disputada em Toronto até 2006, Federer bateu o australiano Leyton Hewitt por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e assegurou presença entre os quatro melhores do evento.
Principal favorito ao troféu, o suíço não teve dificuldades para dominar a partida contra o ex-número um do mundo. No primeiro set, Hewitt bem que tentou aproveitar a vantagem de sacar no primeiro game, mas acabou sofrendo uma única quebra do melhor tenista do mundo na atualidade ao longo da queda. Federer ainda despejou 11 aces e venceu a parcial.
Na segunda, o suíço tirou a força do saque, mas novamente levou vantagem sobre o australiano. Com um break point convertido a seu favor, Federer não enfrentou resistência para reabrir vantagem contra o adversário; mesmo salvando o primeiro match point, Hewitt acabou cedendo e foi derrotado, após 1h25 em quadra.
Bastante recorrente, o confronto tem agora uma vantagem um pouco mais ampla de Federer:
Classificado, o principal cabeça-de-chave da competição mede forças agora contra o tcheco Radek Stepanek, que surpreendeu o enrolado russo Nikolay Davydenko e venceu a partida entre os dois por 6/4 e 7/5. Os dois já haviam se enfrentado em seis ocasiões, e empatavam em número de vitórias: três para cada lado.
Atual número 60 do ranking de entradas da ATP, Stepanek vem em franca recuperação no circuito, depois de ficar o segundo semestre de 2006 fora de atividade. Ex-número oito da lista dos profissionais, ele já derrubou outros favoritos em Montreal antes de Davydenko, como Fernando Gonzalez e Tommy Haas, embora perca por