Com a vitória, Federer mantém a invencibilidade em partidas contra Ginepri. Agora, são três vitórias do suíço contra nenhuma do norte-americano, que ocupa a 47ª posição do ranking de entradas da ATP e deve ganhar algumas colocações com as quartas-de-final em Madri.
Federer segue na busca de seu décimo título do ano neste sábado, quando enfrentará o argentino David Nalbandian nas semifinais. O retrospecto aponta seis vitórias para cada, mas neste ano o suíço levou a melhor nos dois encontros com o argentino, ambos no saibro, nas semifinais do Masters Series de Roma e de Roland Garros.
O número um do mundo tenta seu primeiro título em Madri. Ele não disputou o evento nas duas últimas temporadas e admitiu ter sonho de conquistar títulos em todos os Masters Series do circuito. Por enquanto, só não conquistou em quatro dos nove: Monte Carlo, Roma, Madri e Paris. Neste ano, venceu três já: Indian Wells, Miami e Toronto.
Com a vaga na semifinal, Federer marca mais 45 pontos na Corrida dos Campeões e supera pela primeira vez os 1.400 pontos na lista (tem, por enquanto, 1.419). O número é recorde absoluto desde que o ranking foi instituído. Só para se ter idéia, Gustavo Kuerten foi o primeiro campeão mundial, em 2000, com 839 pontos.
No ranking de entradas, o suíço também soma mais 225 pontos nesta semana e vai a 7.595, mas fica pouco atrás de seu próprio recorde: 7.760, conseguido em agosto, após a vitória em Toronto. Só estabelece novo número se for campeão e somar mais 500 pontos (iria a 7.870).
< !-- /hotwords -- >