Menu
Gastronomia

Federer consegue revanche de 2005 e abre bem o torneio

Arquivo Geral

12/11/2006 0h00

O suíço Roger Federer começou com boa vitória em sua caminhada rumo ao tricampeonato da Masters Cup, torneio disputado entre os oito melhores tenistas do ano na cidade de Xangai, na China. Na madrugada deste domingo, ele conseguiu a revanche da final de 2005 após levar outro susto do argentino David Nalbandian no primeiro set.

Federer começou atrás, mas encontrou seu melhor jogo e venceu por 2 a 1, parciais de 3/6, 6/1 e 6/1. Desta forma, chegou à liderança do grupo Vermelho, que conta ainda com Ivan Ljubicic e Andy Roddick. Os dois melhores se classificam para as semifinais para enfrentar os que passarem do grupo Ouro, com Rafael Nadal, Nikolay Davydenko, Tommy Robredo e James Blake.

A vitória foi importante para que o número um do mundo apagasse da memória o inesperado tropeço da final do ano passado, quando saiu na frente em 2 a 0, mas levou virada após perder chance no final com o saque para fechar. Agora, sustenta vantagem de 8 a 6 no confronto direto, que começou em 2002 com grande vantagem para o argentino.

Nalbandian venceu as cinco primeiras partidas contra Federer, mas a partir de 2003, justamente no Masters daquele ano, o suíço começou sua virada. Somente neste ano foram quatro triunfos, sendo dois no saibro (Masters Series de Roma e Roland Garros), um no piso sintético (Masters Series de Madri) e este agora no carpete.

Federer vai atrás de seu 12º título da temporada, para quebrar recorde pessoal (teve duas temporadas com 11). Ele vive ano praticamente perfeito, com três títulos em Grand Slam (Aberto da Austrália, Wimbledon e Aberto dos EUA), quatro em Masters Series e outros cinco em torneios do circuito. Chegou hoje a 88 vitórias em 93 jogos, com quase US$ 7 milhões conquistados.

Outras marcas impressionantes para o suíço vêm nos ranking. Ele lidera o de entradas com 7.620 e pode aumentar essa soma se for campeão. Na Corrida, tem impressionantes 1.544 com a primeira vitória. Se for campeão invicto, termina o ano com 1.674. Só como curiosidade, Gustavo Kuerten foi o primeiro campeão da Corrida com 839 pontos, quase a metade.

Mas para chegar à vitória, Federer levou antes um tremendo susto no primeiro set. Nalbandian jogou de forma impecável, empurrando o suíço para o fundo da quadra e conseguindo excelentes jogadas. Assim acumulou três quebras de saque – Federer também quebrou uma vez – e um 6/3 assustador para o número um.

Mas coisas entraram no eixo para o suíço logo no início da segunda parcial. Mais adaptado ao jogo do rival, conseguiu quebra logo no primeiro game e não parou mais até o final. No terceiro set, o argentino se mostrou bastante desanimado e só conseguiu tirar o zero no sexto game. Com 5/1, Federer sacou e fechou para alegria da torcida chinesa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado