Menu
Gastronomia

Federer completa 200 semanas em primeiro lugar no ranking

Arquivo Geral

26/11/2007 0h00



< !-- hotwords -- >
< !--/hotwords -- >O suíço Roger Federer comemorou, nesta segunda-feira, mais uma marca histórica para sua carreira de sucesso no circuito profissional. O tenista completou nada menos que 200 semanas, todas de forma consecutiva, como o número 1 do mundo no ranking de Entradas da ATP (Associação dos tenistas Profissionais).

Federer assumiu a liderança no dia 2 de fevereiro de 2004, após conquistar o bi do Aberto da Austrália, o primeiro torneio de Grand Slam da temporada, com uma vitória sobre o russo Marat Safin.

Desde então, o suíço só aumentou ainda mais o número de pontos na classificação e o bolso com os prêmios de vários títulos – são 41 conquistas em 65 torneios disputados desde que chegou ao topo do ranking. Com um retrospecto de 308 vitórias e “apenas” 24 derrotas nesse período, apenas três tenistas conseguiram derrotá-lo mais de uma vez – o espanhol Rafael Nadal e os argentinos David Nalbandian e Guillermo Cañas.

Durante o reinado de Federer, quatro tenistas (Nadal, o também espanhol Juan Carlos Ferrero, o australiano Lleyton Hewitt e o norte-americano Andy Roddick) ocuparam o posto de número 2. Mas somente um parece ter forças para tentar tirar o suíço da liderança. Trata-se de Nadal, que já o derrotou duas vezes em Roland Garros e termina esta temporada “apenas” 1.445 pontos atrás – a menor diferença nos últimos dois anos.

Mais recordes?: Com 26 anos de idade, Federer já revelou que quer jogar profissionalmente até 2012, quando pretende disputar o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Londres, que será realizado na grama de Wimbledon.

Até lá, o suíço terá tempo suficiente de quebrar mais recordes. Um deles é o de número de títulos de Grand Slam. Atualmente com 12, Federer persegue o norte-americano Pete Sampras, que tem dois a mais. A curiosidade, neste caso, é que ambos nunca venceram no saibro de Roland Garros.

Outro recorde é o de número de semanas na liderança do ranking da ATP. Com as 200 semanas, Federer é apenas o quatro colocado. Na sua frente estão Sampras (286), Ivan Lendl (270) e Jimmy Connors (268).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado