Roger Federer entrou em quadra nesta sexta-feira já classificado para as semifinais da Masters Cup, que está sendo disputada na chinesa Xangai, graças à derrota de Fernando González diante de Nikolay Davydenko. No entanto, nem por isso o número um do mundo deu moleza para o norte-americano Andy Roddick e venceu o rival por 6/4 e 6/2.
Com um ritmo forte, Federer começou a partida quebrando o saque do número cinco no mundo no terceiro game. No entanto, o norte-americano não desistia e se mantinha vivo no primeiro set, evitando até mesmo um break-point. Mas Federer continuou firme e fechou a parcial após 36 minutos de jogo.
No segundo set, Roddick não conseguiu mais acompanhar o número um do mundo. Federer conseguiu uma quebra logo no primeiro game e repetiu o feito no terceiro, desestabilizando seu rival, que, irritado com sua queda de rendimento, destruiu uma raquete. Mais concentrado, o suíço não teve trabalho para fechar a partida sem maiores problemas.
Classificado em primeiro lugar do grupo vermelho da Masters, Roger Federer terá uma parada dura nas semifinais. Isto porque o número um do mundo encara Rafael Nadal, seu adversário na briga pela hegemonia no tênis atual. Na outra semifinal, Andy Roddick enfrenta o espanhol David Ferrer, único tenista invicto da competição.