Menu
Gastronomia

Federer barra reação de Safin e garante vaga nas oitavas

Arquivo Geral

29/06/2007 0h00

Em confronto que reunia o melhor tenista do mundo na atualidade e um dos antigos detentores do posto, acabou prevalecendo o excelente momento do suíço Roger Federer. Nesta sexta-feira, em partida válida pela terceira rodada de Wimbledon, o atual tetracampeão do Grand Slam inglês enfrentou com sucesso o russo Marat Safin, vencendo o ex-número um do mundo por 3 sets a 0 e garantindo vaga para as oitavas-de-final da competição.

As parciais de 6/1, 6/4 e 7/6 (7-4) garantiram a Federer sua oitava vitória em dez confrontos diretos na história contra Safin. Entre os duelos, os dois já haviam se enfrentado também três vezes em finais de torneio, uma delas na grama, e em todas as oportunidades o suíço levou a melhor contra o atual número 24 do ranking de entradas da ATP, que não bate o rival desde as semifinais do Aberto da Austrália de 2005.

Favoritíssimo, o suíço começou a partida desta sexta sem dar chances a Safin, quebrando o serviço do russo logo no quarto game de primeiro set e abrindo 3/1. Assegurada a vantagem em seu saque, Federer repetiu o break point no sexto game e confirmou seu serviço, vencendo a parcial por 6/1 em apenas 19 minutos.

A resposta poderia vir no set seguinte, quando o ex-número um do mundo converteu uma quebra no serviço de Federer no segundo game e abriu 2/0. Apesar disso, o detentor dos últimos quatro títulos no All England Club mostrou força e empatou o placar, fazendo 2/2 e quebrando novamente o saque do rival no sétimo game, abrindo 5/3. Embalado, Federer apenas administrou o jogo para sacar e fechar o set com 6/4.

O crescimento do moscovita na partida foi ainda mais notável no terceiro set, quando os dois tenistas não tiveram oportunidades de quebras. Safin ainda conseguiu segurar os ímpetos do adversário e arrastar a partida até o tie-break, mas acabou errando a devolução da bola e deu a vitória a Federer em seu primeiro match point.

Durante toda a partida, as estatísticas apresentaram boa vantagem para o suíço. No placar de aces, Federer ganhou fácil por 12 a 5. Seu rival ainda cometeu 25 erros não-forçados – seis a mais do que o melhor tenista do mundo na atualidade – e perdeu por 29 a 17 a disputa de winners. Nas duplas faltas, empate em 1 a 1.

Classificado, o suíço decide agora sua vaga nas quartas-de-final contra o alemão Tommy Haas, 13º cabeça-de-chave em Londres. Responsável pela eliminação de Dmitry Tursunov por 1/6, 6/4, 7/6 (7-5) e 6/4, Haas ostenta o mesmo retrospecto de Safin contra Roger Federer: oito derrotas e duas vitórias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado