Federer derrotou o espanhol David Ferrer, cabeça cinco da competição, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (16-14), mas precisou salvar alguns set points no desempate, inclusive no saque do rival. Após a quinta vitória em cinco jogos contra ele, passou para a semifinal e ficou a duas vitórias de conquistar o inédito título em casa.
O suíço tenta levantar a primeira taça na Basiléia depois de perder duas finais, para Thomas Enqvist, em 2000, e para Tim Henman, no ano seguinte. Nas duas últimas temporadas, não disputou o evento por estar contundido. Com a vaga nas semifinais, soma mais 22 pontos na Corrida dos Campeões e vai a 1.496, recorde absoluto.
Neste sábado, Federer volta à quadra para enfrentar o vencedor do duelo entre o argentino Jose Acasuso, cabeça sete, e o tailandês Paradorn Srichaphan. Se passar à final, supera os 1.500 pontos na Corrida e o 8.000 no ranking de entradas, marca que nenhum outro tenista na história conseguiu. Este, aliás, é um dos objetivos declarados do tenista de 25 anos, líder incontestável do circuito.
Na temporada, o suíço chegou à marca de 90 jogos, sendo 85 vitórias e apenas cinco derrotas, aproveitamento de 94,5%. Ele não perde desde a segunda rodada do Masters Series de Cincinnati, para Andy Murray, e já acumula 22 triunfos consecutivos. Ele ainda disputa em 2006 o Masters de Paris e o de Xangai.
< !-- /hotwords -- >