A Federation Cup, versão feminina da Copa Davis, irá contar com dois nomes de peso em sua primeira rodada deste ano. Nesta segunda-feira, a russa Maria Sharapova e a norte-americana Venus Williams confirmaram que deverão defender seus respectivos países em suas estréias.
A jovem musa russa deverá fazer companhia a Nadia Petrova, Svetlana Kuznetsova e Elena Dementieva. Segundo o capitão Shamil Tarpishchev, que também comanda o forte time russo na Copa Davis, todas as convocadas concordaram em participar dos jogos iniciais, contra a Espanha, marcados para os dias 21 e 22 de abril em Moscou.
“Nenhuma jogadora se recusou a participar, e não acredito que o farão”, explicou Tarpishchev, que foi claro em seus critérios para a escolha das representantes. “As quatro melhores jogadoras da Rússia, segundo o ranking da WTA, estarão em quadra”, afirmou, cobrando que o quarteto se apresente na capital russa uma semana antes do primeiro compromisso oficial.
Atual líder do ranking, Sharapova vive nos EUA desde os seis anos, o que gera muitos protestos por parte da torcida. Segundo ela, defender o time na Fed Cup sempre foi um sonho, apesar de os compatriotas alegarem que ela seria mais norte-americana do que russa.
Enquanto Sharapova estréia, Venus Williams anuncia a volta. Segundo Zina Garrison, capitã da equipe dos EUA, a mais velha das irmãs Williams já estará recuperada da lesão no pulso esquerdo até lá, comparecendo a Delray Beach para enfrentar a Bélgica, nos dias 21 e 22 de abril.
“Venus está realmente ansiosa pela Fed Cup deste ano”, afirmou Garrisson em teleconferência. “Ela contatou-me no final de novembro e disse que queria jogar. Ela está bastante animada com a possibilidade de ajudar os EUA a conquistar novamente o título”, completou, lembrando do último título conquistado em 2000.
Garrison não escondeu a vontade de contar com Serena Williams, que venceu o Aberto da Austrália no último final de semana. “Venho conversando com Jill Smoller, empresária de Serena, e convidando-a para jogar”, disse a capitã, que aposta que a disputa na Flórida, estado natal das irmãs, pode facilitar a argumentação.
Por enquanto, Garrison ainda não anunciou o restante da equipe. Especula-se que ela deve contar com Vania King e Ashley Harkleroad, além da duplista Lisa Raymond. Em 2005, também em Delray Beach, o time local venceu a Bélgica por 5 x 0, com Lindsay Davenport, Corina Morariu, Serena Williams (que sequer jogou) e Venus Williams.