Baghdatis volta às quartas-de-final depois de mais de dois meses e meio. Ele não obtinha resultado semelhante desde a ótima campanha em Wimbledon, no final de junho, quando foi à semifinal. No Aberto dos EUA, encerrado na última semana, parou na segunda rodada, em jogo emocionante diante de Andre Agassi.
Em busca de seu primeiro título da carreira, ele enfrenta agora o tailandês Danai Udomchoke, que superou o cabeça sete Ivo Karlovic. Udomchoke vencia o confronto por 6/2 e 3/1 quando o adversário desistiu com uma contusão no joelho. Este será o primeiro confronto entre eles na carreira.
Outro favorito que avançou foi o croata Mario Ancic. De volta ao circuito, garantiu bom resultado ao derrotar o italiano Stefano Galvani por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. Ancic, que não jogava desde Wimbledon, mantém a boa forma em 2006. Esta é a sexta vez seguida em que alcança pelo menos as quartas-de-final de um evento.
Nesta seqüência, o tenista mesclou bons resultados no saibro e na grama, mostrando grande versatilidade. Ele foi às quartas no Masters Series de Roma, Roland Garros e Wimbledon, à semi em Hamburgo e venceu o Torneio de ‘s-Hertogenbosch. Seu rival rumo à penúltima fase é o cabeça cinco Domink Hrbaty, que venceu Alexander Peya por 6/1, 2/6 e 6/0.