Duas das principais favoritas ao título do torneio da Antuérpia passaram por partidas bem diferentes nesta quarta-feira, nas oitavas-de-final da competição. Enquanto a suíça Patty Schnyder vez um duelo apertado e acabou derrotada, a russa Dinara Safina venceu e avançou na chave.
O duelo de Safina, porém, não foi tão simples. Sexta cabeça-de-chave do WTA, a russa fez o ‘duelo das irmãs de tenistas campeões’ contra a holandesa Michaela Krajicek e acabou levando a melhor com um segundo set apertado. No final, a irmã de Marat Safin venceu a de Richard Krajicek por 6/2 e 7/6 (7-4).
Curiosamente, as duas haviam feito a final da chave de duplas do torneio em 2006. Na ocasião, Dafina jogou ao lado da eslovena Katarina Srebotnik e venceu a dupla de Krajicek, que atuava ao lado da francesa Stephanie Foretz, por duplo 6/1.
Foi o terceiro confronto de simples entre as duas tenistas, e a segunda vitória de Safina. Na quartas-de-final, ela encara a vencedora do confronto entre as francesas Amélie Mauresmo, principal favorita e detentora do título, e Virginie Razzano.
Foi também frente a uma francesa que Patty Schnyder caiu. A responsável pela eliminação da quinta pré-classificada do torneio foi Tatiana Golovin, que despachou Schnyder de virada com parciais de 6/7 (2-7), 7/6 (7-5) e 6/2.
A vitória igualou o retrospecto das duas tenistas em confrontos diretos. Nas quatro vezes que elas se encontraram em quadras, cada uma conquistou duas vitórias.
Classificada, Golovin aguarda a partida entre duas russas para descobrir sua adversária. Pela segunda rodada, Vera Dushevina encara a quarta favorita Elena Dementieva, que venceu o único encontro anterior entre ambas.