Terceira melhor tenista do ranking da WTA, a dinamarquesa Caroline Wozniacki tinha a seu favor todo o favoritismo no confronto contra a italiana Francesca Schiavone, apenas a cabeça número 17 do torneio Grand Slam. No entanto, foi atropelada pela surpreendente rival, que venceu por 2 sets a 0 em apenas uma hora e 20 minutos de partida.
As duas tenistas foram as primeiras do dia a entrar na quadra principal do torneio, Philippe Chatrier. Tal fato parece ter tirado o foco da dinamarquesa, que esteve mal desde o começo do jogo e logo sofreu uma quebra de saque. Teve um baixo aproveitamento em todos os serviços, e ainda sofreu mais outras duas quebras até perder o primeiro set por 6/2.
No segundo período, a número 3 do mundo parecia tentar a reação, mas o público ficou apenas com essa breve impressão. Rapidamente a italiana dominou também o set e, sacando forte, conseguiu duas novas quebras de serviço e, com uma bola vencedora no final, ganhou o segundo set por 6/3 e o jogo por 2 a 0.
Na próxima fase, agora, Schiavone irá enfrentar a vencedora do confronto entre as russas Elena Dementieva, quinta colocada no ranking mundial da WTA, e Nadia Petrova, cabeça de chave número 19 do torneio.