Caso o brasileiro Thomaz Bellucci confirme o favoritismo contra o israelense Harel Levy, 119 do mundo, por volta das 2h (de Brasília) desta quarta-feira, enfrentará um rival bem mais famoso nas quartas de final do ATP 250 de Brisbane. Isso ficou decidido assim que, nesta terça, os ex-top dez Tomas Berdych e Marcos Baghdatis avançaram no torneio, juntando-se a outros nomes de peso como Gael Monfils e James Blake.
Na última rodada, Bellucci folgou na chave de simples e teve compromisso somente em duplas, perdendo ao lado do australiano Paul Hanley para os tchecos Berdych e Radek Stepanek: 6/1 e 6/4. Enquanto isso, sua chave ficou completa com as vitórias de Berdych, que aplicou 6/2 e 6/4 sobre o qualifier australiano Nick Lindahl, e Baghdatis, algoz do norte-americano Mardy Fish por duplo 7/5.
Agora, os renomados atletas jogarão às 8h30 desta quarta por uma vaga nas quartas, fase em que um deles pegará o brasileiro se Levy for batido na madrugada. O encontro dos europeus será o terceiro no circuito e o retrospecto até aqui aponta empate. Atual 20º colocado do ranking, o tcheco foi o nono em 2007 e soma cinco títulos da carreira. Finalista do Aberto da Austrália em 2006, o cipriota tem três taças e chegou a ser o número oito do mundo naquele ano e agora é o 42.
Monfils e Blake avançam no sufoco: Mais dois antigos integrantes do top dez da ATP, fora Tomas Berdych e Marcos Baghdatis, também tiveram sucesso na jornada em Brisbane. Apesar das dificuldades e dos três sets que precisam disputar, Gael Monfils e James Blake estão nas oitavas de final e podem ser adversários na fase seguinte.
Entre o fim da noite de segunda e o início da madrugada de terça (horário de Brasília), Blake eliminou Sam Querrey, cabeça-de-chave cinco do torneio, de virada por 4/6, 6/3 e 6/4. O confronto de norte-americanos incluiu 19 aces – dez do vencedor, que desafia agora o francês Marc Gicquel -, durou 1h28 e marcou a volta às quadras do atleta de 1,98 m, que não jogava desde agosto e ficou ameaçado de encerrar a carreira por causa de um corte profundo no braço.
Monfils, por sua vez, abriu a rodada noturna em Brisbane e na manhã brasileira lutou por 2h13 até superar Taylor Dent por 7/6 (7-1), 6/7 (5-7) e 6/2. O norte-americano, um dos únicos que ainda saca e voleia no tênis profissional, permaneceu sem ter o serviço quebrado até o quinto game do terceiro set. A partir daí, perdeu o ritmo e permitiu que o número 13 do mundo avançasse para medir forças com o também francês Florent Serra.
Confira todos os resultados da chave masculina em Brisbane:
(3) Gael Monfils (FRA) v. Taylor Dent (EUA): 7/6 (7-1), 6/7 (5-7) e 6/2
(4) Tomas Berdych (TCH) v. (Q) Nick Lindahl (AUS): 6/2 e 6/4
James Blake (EUA) v. (5) Sam Querrey (EUA), 4/6, 6/3 e 6/4
(Q) Matthew Ebden (AUS) v. (6) Jurgen Melzer (AUT): 7/5 e 6/1
Marcos Baghdatis (CHP) v. Mardy Fish (EUA): 7/5 e 7/5
(Q) Oleksandr Dolgopolov Jr. (UCR) v. (WC) Bernard Tomic (AUS), 6/4 6/4
(WC) Carsten Ball (AUS) v. Mischa Zverev (ALE): 7/5 e 6/1
Florent Serra (FRA) v. (Q) Julian Reister (ALE): 6/7 (3-7), 7/6 (7-5) e 7/5