Grandes nomes da história do tênis masculino mundial estiveram reunidos nesta sexta-feira na Espanha para a abertura do Masters Senior de Madri. A cerimônia inaugural foi conduzida pela governadora da Comunidade de Madri, Esperanza Aguirre, e contou com a presença de John McEnroe, Bjorn Borg, Goran Ivanisevic, Mats Wilander e Albert Costa.
Descritos pela líder local como “professores excepcionais”, os cinco tenistas estarão presentes na competição, que ainda contará com o alemão Michael Stich. Ex-vice-líder do ranking da ATP, Stich não pôde comparecer à apresentação por problemas no desembarque de seu avião na capital espanhola.
Boa parte da cerimônia de abertura foi dedicada a elogios aos seis ex-tenistas, que juntos conquistaram nada menos do que 219 títulos de torneios da ATP. De acordo com Esperanza Aguirre, McEnroe “é um dos tenistas com mais carisma da história”, enquanto Borg seria um dos “monstros sagrados de todos os tempos”.
A abertura do torneio ainda foi presenciada por Emilio Sánchez Vicário, capitão da equipe espanhola na Copa Davis e pelo ex-tenista Alex Corretja, diretor esportivo da competição.
Meio a meio – Enquanto Madri receberá seis dos principais nomes da história do tênis mundial, a cidade espanhola de Palma de Mallorca hospedará os dois grandes tenistas da atualidade. No dia 2 de maio, Roger Federer e Rafael Nadal estarão na principal cidade das Ilhas Baleares para um desafio um tanto quanto exótico.
Idealizada por uma agência publicitária local, a “Batalha das Superfícies” terá Nadal e Federer frente a frente em uma quadra metade de saibro e metade de grama. Apresentada nesta sexta-feira, a idéia pretende colocar os dois atuando em seus melhores pisos, uma vez que Nadal costuma dominar a temporada em quadras de terra batida, enquanto Federer é superior na grama.
Vale lembrar que os dois se enfrentaram nove vezes até aqui, com seis vitórias do espanhol (quatro no saibro) e três do suíço (duas em piso sintético e uma em grama).