Jogando em casa e como principal favorita, a francesa Amélie Mauresmo tinha tudo para conquistar o título do torneio de Estrasburgo (França), dez anos depois de sua única participação na competição. Mas alguém parece ter esquecido de avisar a espanhola Anabel Medina Garrigues, que estragou a festa da dona da casa e faturou o título do torneio neste sábado, vencendo a final por 6/4, 4/6 e 6/4.
Sexta cabeça-de-chave e campeã da competição em 2005, a espanhola havia caído nas semifinais no ano passado, quando foi derrotada pela chinesa Shuai Peng por 6/3, 3/6 e 1/6. Além de ter recuperado o trono da competição, Garrigues ainda quebrou o tabu de jamais ter vencido Mauresmo, que havia levado a melhor nos quatro confrontos anteriores entre ambas.
Porém, antes de bater a ex-número um do mundo na decisão, a tenista ibérica não teve muitas dificuldades no caminho. Depois de vitórias contra Yuliana Fedak por 6/4 e 6/3 e contra a australiana Alicia Molik por 6/2 e 6/4, Garrigues teve nas quartas-de-final seu principal desafio: em partida equilibrada, ela venceu a chinesa Na Li, quarta cabeça-de-chave, com parciais de 2/6, 6/3 e 7/5.
A semifinal seria contra a sérvia Jelena Jankovic, segunda pré-classificada do torneio e contra quem jamais havia vencido, em dois confrontos anteriores. Porém, a espanhola contou com um problema gastrointestinal da rival e avançou para a decisão com um WO.
Profissional desde 98, Anabel Medina Garrigues ocupa atualmente a 27ª colocação do ranking da WTA, embora o título possa fazer com que encoste na melhor posição de sua carreira, o 23º lugar ocupado em agosto do ano passado. Foi o sétimo título da tenista, que tem ainda o tetracampeonato em Palermo (2001, 2004, 2005 e 2006) e o título em Canberra (2006) no currículo.