Carregando sozinha o peso do sobrenome Williams em Roland Garros, Serena Williams por muito pouco não seguiu os passos da irmã e deu adeus à disputa na França. Porém, diante da espanhola Maria Martinez Sanchez, ela mostrou muita raça e avançou às oitavas de final.
Serena venceu a rival, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4 e encara agora a canadense Aleksandra Wozniak, que despachou outra espanhola, Lourdes Dominguez Lino, em três sets: 6/2, 3/6 e 6/3.
Número dois do mundo, Serena precisou de duas horas e 11 minutos para eliminar uma adversária que nunca havia enfrentado, mas tem como melhor ranking na carreira a 42ª posição que ocupava no começo de maio – agora, a espanhola é a 43ª da lista.
A irmã Williams mais nova foi supreendida por uma adversário que não sentiu a pressão de estar diante de uma das melhores do mundo e partiu para o ataque. Resultado? 26 erros não-forçados da norte-americana, o dobro da europeia.
Campeã de Roland Garros, Serena venceu os dois últimos Grand Slams disputados (Aberto dos Estados Unidos e Aberto da Austrália), mas vem tendo atuações instáveis em Paris: enquanto na estreia ela tomou sufoco de Klara Zakopalova, na segunda rodada arrasou Virginia Ruano Pascual.