Menu
Gastronomia

Espanha desbanca Argentina e conquista o tri fora de casa

Arquivo Geral

23/11/2008 0h00

< !-- hotwords -- >

< !--/hotwords -- >Mar del Plata (Argentina) – Pela primeira vez em sua história, a Espanha conquistou um título da Copa Davis fora de casa. Neste domingo, a equipe capitaneada por Emilio Sanchez Vicário garantiu o terceiro ponto sobre a Argentina na quadra do clube Islas Malvinas, em Mar del Plata, e assegurou o troféu.

Este é o terceiro título espanhol na Davis. Em cinco finais disputadas anteriormente, os europeus foram campeões em 2000 e 2004 superando, respectivamente, Austrália e Estados Unidos, sempre em seus domínios.

O ponto decisivo dos espanhóis foi conquistado por Fernando Verdasco, que superou Jose Acasuso por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 6/7 (3-7), 4/6, 6/3 e 6/1, no primeiro jogo de simples deste domingo, em 4 horas de confronto. Meramente para cumprir tabela, o quinto jogo, que seria entre o argentino David Nalbandian e Feliciano Lopez, foi devidamente cancelado momentos após a definição do título.

Anunciado para o jogo apenas 30 minutos antes do início do confronto, Verdasco demonstrou boa recuperação depois do duelo de duplas na véspera e quebrou o serviço de Acasuso já no terceiro game. O argentino ainda tentou a reação, mas foi vencido por fáceis 6/3 na parcial.

No segundo set, Acasuso voltou com mais disposição e abriu 3/0. Verdasco teve uma chance de quebra no quinto game, mas o local conseguiu confirmar seu saque.

Mesmo com a pressão da torcida, o espanhol devolveu a quebra no game seguinte e voltou para o jogo. Com mais uma quebra em favor do visitante o confronto chegou ao empate em 5/5 e foi mesmo para o desempate. No tiebreak Acasuso soube tirar vantagem do jogo no fundo de quadra, forçando as falhas de Verdasco para fechar em 7/6 (7-3).

Na parcial seguinte, o domínio argentino foi ainda mais evidente. Sacando bem e com muita agressividade, Acasuso não deu chances a Verdasco, que caiu vencido por 6/4 com um ace decisivo no décimo game.

Verdasco foi buscar a reação no quarto set para desespero da torcida, que foi chamada atenção várias vezes por causa do barulho. Melhor no serviço, o espanhol chegou a 5/2. Acasuso confirmou seu saque no game seguinte e deixou a decisão nas mãos de Verdasco, sacando para igualar o jogo com 6/3 na parcial.

O quinto e decisivo set começou com Acasuso recebendo massagem na barriga. Se o sul-americano dava sinais de problemas, Verdasco esbanjava disposição e conseguiu duas quebras nos primeiros games para abrir 3/0 na parcial. Acasuso reverteu uma desvantagem de 30-0 e esteve próximo de quebrar o adversário, mas uma devolução na rede permitiu a Verdasco confirmar seu serviço.

Acasuso confirmou seu primeiro serviço apenas no quinto game, mas entregou o ouro, devolvendo na rede no saque de Verdasco, que ficou a apenas um game de definir a partida. O argentino conseguiu salvar dois match points, mas no terceiro uma devolução certeira no meio da quadra definiu a partida.

A Espanha chegou a Mar del Plata tendo os anfitriões como favoritos após o anúncio de que Rafael Nadal, número 1 do mundo, não poderia participar do torneio. Com o apoio da torcida, que lotou a arena todos os dias, os argentinos começaram bem na melhor-de-cinco com vitória de Nalbandian sobre David Ferrer.

No final da tarde, contudo, teve início o revés. Juan Martin del Potro, que já estava jogando com infiltração no pé para agüentar um problema nas unhas, foi superado por Lopez e ainda deixou a quadra com uma contratura na coxa direita.

No sábado, o capitão Mancini teve de mudar sua estratégia escalando Nalbandian para jogar com Agustin Calleri contra Lopez e Verdasco, que levaram a melhor, colocando a Espanha na dianteira.

Confira o resultado dos jogos da série:
David Nalbandian (ARG) v. David Ferrer (ESP) – 6/3, 6/2 e 6/3
Feliciano Lopez (ESP) v. Juan Martin del Potro (ARG) – 4/6, 7/6 (7-2), 7/6 (7-4) e 6/3
Feliciano Lopez/Fernando Verdasco (ESP) v. Agustín Calleri/David Nalbandian – 5/7, 7/5, 7/6 (7-5) e 6/3
Fernando Verdasco (ESP) v. Jose Acasuso (ARG) – 6/3, 6/7 (3-7), 4/6, 6/3 e 6/1

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado