Principal aposta para impedir uma nova final de Grand Slam entre Roger Federer e Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic estreou nesta terça-feira no Aberto dos Estados Unidos e comprovou a grande fase ao massacrar o holandês Robin Haase em 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/2 e 6/3.
Haase entrou na chave principal como lucky loser em substituição ao croata Mario Ancic, ex-top 10 do ranking mundial, que sofreu uma contusão no ombro direito durante a preparação para o torneio.
Cabeça-de-chave três em Nova York, Djokovic conquistou 87% de aproveitamento dos pontos disputados a partir do seu primeiro serviço, 51% dos pontos de recepção e se deu bem em 81% das vezes que subiu à rede.
O sérvio ainda quebrou o saque de Haase seis vezes em 17 oportunidades e salvou o único break point que o holandês teve em toda a partida. Nos winners, 35 a 34 para o número três do mundo.
Djokovic, de 20 anos, chegou à terceira rodada nas duas edições do Aberto dos Estados Unidos que já disputou (2005 e 2006) e vem de duas semifinais em Grand Slam (Roland Garros e Wimbledon).
Se quiser chegar pela primeira vez a uma final de um dos quatro principais torneios do circuito, o sérvio provavelmente terá de passar por Nadal na semi. Antes, no entanto, encara o vencedor do duelo entre o argentino Carlos Berloq e o tcheco Radek Stepanek por uma vaga na terceira rodada.