Antes considerada apenas uma tenista “perigosa” em partidas individuais no circuito feminino, a australiana Samantha Stosur continua provando que pode ser bem mais do que isto. Nesta quinta-feira, ela arrasou Jelena Jankovic com incontestáveis 6/1 e 6/2 e está na final de Roland Garros.
A sérvia é a terceira jogadora com passagem pelo posto de líder do ranking mundial a ser vitimada por Stosur no saibro francês em 2010. Nas oitavas de final, ela havia eliminada ninguém menos que a belga Justine Henin, quatro vezes campeã da disputa em Paris. Nas quartas, a vítima foi Serena Williams, atual número um do mundo.
Na final deste sábado, Stosur terá pela frente outra tenista coadjuvante, a italiana Francesca Schiavone. As duas estarão em quadra em situação semelhante, disputando uma final individual de Grand Slam pela primeira vez na carreira.
Se é possível determinar algum favoritismo, ele é de Stosur: além de estar dez posições à frente da rival do ranking mundial (sétima contra 17º), ela venceu quatro dos cinco confrontos que já fez como profissional contra a italiana. Além disto, possui um título em Roland Garros, o de duplas em 2006.