Um dos confrontos de quartas-de-final mais esperados no Torneio de Tóquio se confirmou nesta quarta-feira. Principal favorito ao título do evento, o espanhol David Ferrer terá um teste de fogo na tentativa de encerrar a má fase: em uma prévia da final da Copa Davis, ele enfrentará o argentino Juan Martin del Potro, que colocará à prova um histórico de 27 vitórias nos últimos 28 jogos disputados.
Mesmo atuando nas oitavas-de-final contra o desconhecido japonês Takao Suzuki, Ferrer não escapou das dificuldades, dando esperança ao tenista número 593 do mundo antes de superá-lo por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2. O espanhol, que não vive boa fase após ter sido eliminado na estréia em Pequim, na semana passada, já havia suado contra um rival inexpressivo na rodada anterior no Japão, quando aplicou 6/4, 4/6 e 6/1 sobre o norte-americano Jesse Levine.
Del Potro, por sua vez, não encontrou tantos problemas quanto o seu próximo adversário no piso rápido de Tóquio. Em apenas 1h08 de partida, ele superou o finlandês Jarkko Nieminen em sets diretos de 6/1 e 6/3, mantendo o retrospecto recente que lhe garantiu quatro títulos seguidos na ATP.
Com os dois resultados, um embate bastante apimentado promete ser realizado nesta sexta-feira, valendo vaga nas semifinais no Japão, uma vez que o espanhol e o argentino devem estar frente a frente também na final da Copa Davis, a ser realizada entre 21 e 23 de novembro na América do Sul.
Outro ponto interessante do jogo válido pelas quartas é a importância que um triunfo terá no tocante à Masters Cup. Atualmente o sétimo colocado da Corrida dos Campeões, Ferrer quer garantir sua terceira vitória em três jogos contra Del Potro, dono do décimo posto da lista, também porque o confronto é praticamente direto por uma das oito vagas na competição que encerra a temporada.
Quartas reúnem Gasquet e Schuettler: Fechando a parte de cima da chave do Torneio de Tóquio, o vencedor da partida entre Ferrer e Del Potro buscará avançar à final contra Richard Gasquet ou Rainer Schuettler.
O francês, quarto pré-classificado no Japão, eliminou com espantosa facilidade a esperança da torcida local Kei Nishikori. Número 84 do planeta, o tenista de 18 anos permaneceu em quadra por apenas 55 minutos até cair com fáceis 6/1 e 6/2.
Classificado, Gasquet terá a oportunidade de se vingar de Schuettler, que bateu o favorito exatamente há uma semana, aplicando parciais de 4/6, 6/3 e 6/4 nas quartas-de-final do ATP de Pequim. Para avançar também em Tóquio, o alemão superou batalha contra o russo Mikhail Youzhny, definida por 6/3, 6/7 (14/12) e 6/4.