Sem surpresas no torneio de Los Angeles. Na noite desta sexta-feira, as quatro principais favoritas ao título entraram em quadra para disputar vagas nas semifinais. E as quatro confirmaram superioridade e venceram seus compromissos.
A começar pela russa Maria Sharapova, a principal delas, que jogava contra a compatriota Elena Dementieva. Nona cabeça-de-chave e atual número 13 do ranking da WTA, Dementieva não teve chances contra a ex-número um do mundo, que venceu a partida por 6/3 e 6/4 e aumentou para
A partida foi uma revanche da semifinal do ano passado, quando Dementieva garantiu vaga na final ao derrotar Sharapova por 7/5 e 6/2 antes de faturar o título. Desta vez, classificada entre as quatro melhores, a musa decide uma vaga na final contra a também russa Nadia Petrova.
Quarta cabeça-de-chave, Petrova chegou a levar um susto da francesa Virginie Razzano, mas conseguiu a virada e a vitória por 6/7 (7-3), 6/4 e 6/1. Foi a segunda derrota da francesa em dois confrontos contra Petrova, que não ostenta um retrospecto tão favorável contra Sharapova: em seis jogos, cinco vitórias da musa.
E se a Rússia já garantiu antecipadamente uma das vagas na final, a outra ficará obrigatoriamente com uma tenista da Sérvia. Isso porque Jelena Jankovic e Ana Ivanovic venceram seus jogos pelas quartas-de-final e asseguraram um confronto entre elas para decidir uma vaga na decisão.
Segunda pré-classificada, Jankovic sofreu para passar com placar de 6/4, 6/7 (7-5) e 6/2 por Victoria Azarenka, de Belarus. Foi a segunda vez em três ocasiões que a sérvia, atual vice-campeã da competição, venceu a rival.
Já a ascendente Ivanovic, favorita número três, teve menos dificuldades. Com um duplo 6/4, despachou a eterna promessa russa Maria Kirilenko e ampliou para
Ivanovic e Jankovic se enfrentaram em cinco ocasiões, com três vitórias da primeira e uma da segunda. No quinto confronto, válido pelas oitavas-de-final do torneio de Montreal do ano passado, Jankovic não entrou em quadra e, com um WO, permitiu uma quarta vitória da compatriota.