Campeão da edição 1998 de Roland Garros, o espanhol Carlos Moyá conseguiu chegar às quartas-de-final do Grand Slam francês pela primeira vez nas últimas três temporadas. A confirmação da vaga veio nesta segunda-feira, com a vitória sobre o sueco Jonas Bjorkman por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5), 6/2 e 7/5.
Foi o nono duelo entre os dois tenistas, que não se encaravam desde 2003. Com o resultado desta segunda, o espanhol desempatou o retrospecto e anotou o seu quinto triunfo sobre Bjorkman. A última vitória do sueco foi registrada em 2000, no Masters Series de Cincinatti.
Depois do resultado positivo, Moyá aguarda pela definição de seu adversário nas quartas-de-final. Ele irá enfrentar o atual número dois do mundo e favorito ao título, Rafael Nadal.
A partida entre os dois tenistas começou bastante equilibrada e, depois de duas quebras de serviço para cada lado, a decisão aconteceu apenas no tie-break. No desempate, no entanto, Moyá levou a melhor sobre Bjorkman e conseguiu faturar a queda com 7-5 depois de 54 minutos de atuação.
Embalado, Moyá não teve problemas na parcial seguinte e, depois de obter duas quebras de serviço, impôs fáceis 6/2 com duas quebras de saque e sem oferecer um break point sequer para Bjorkman.
Depois do placar elástico, o sueco voltou a igualar a partida no terceiro set, mas não conseguiu aproveitar as chances de quebra que teve para cima do adversário (superou o serviço de Moyá apenas uma vez nas dez chances que teve). Sem se importar com o mau rendimento do adversário, o espanhol conseguiu superar o saque de Bjorkman em duas oportunidades e fechou a partida em 7/5.