No primeiro grande duelo da chave feminina de Roland Garros neste ano, a sérvia Jelena Jankovic confirmou seu ótimo momento e derrotou a norte-americana Venus Williams por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1. A partida valia vaga para as oitavas-de-final do segundo Grand Slam do ano e desempatou o retrospecto de confrontos diretos entre as duas, até então empatadas em
O primeiro set da partida foi marcado pela cautela das duas tenistas, mas acabou decidido pelo grande número de erros não-forçados da norte-americana: foram 22, contra apenas oito da rival sérvia. Jankovic ainda se aproveitou da única oportunidade de quebra que teve para abrir vantagem e fechar o placar em 6/4, em 30 minutos.
Mas Venus mostrou que não estava morta no segundo set do confronto, quando devolveu o placar sobre a quinta melhor tenista da atualidade. Mais agressivas, as duas tenistas se arriscaram mais e equilibraram a disputa, o que acabou favorecendo a ex-número um do mundo: em 49 minutos, a vice-campeã da edição de 2002 do torneio empatou o confronto e adiou a decisão para o terceiro set.
Mas, de repente, a norte-americana desapareceu. Soberana, Jankovic voltou a dominar a partida, sem permitir reação da mais velha das irmãs Williams. Foram três breaks confirmados pela tenista balcânica e 17 erros não-forçados cometidos por Venus – o último deles, uma bola na rede que decidiu o confronto.
A vitória já garante à sérvia, quinta cabeça-de-chave
Classificada, ela ainda depende do confronto entre Elena Dementieva e Marion Bartoli para conhecer sua próxima adversária. As duas se enfrentaram duas vezes, ambas com vitória da russa sobre a francesa.