A sérvia naturalizada australiana Jelena Dokic viu cair por terra seu sonho de integrar a chave principal do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano. Depois de passar sem problemas pela primeira rodada do qualificatório, a ex-número quatro do mundo não conseguiu superar seu segundo desafio, diante da tailandesa Tamarine Tanasugarn.
Tentando recuperar importância no tênis mundial depois de dois anos praticamente fora do circuito devido a problemas pessoais, a tenista não esboçou ameaça à adversária, que fechou o confronto em fáceis 6/2 e 6/1 na madrugada desta sexta-feira.
Semifinalista em Wimbledon em 2000, Dokic teve seu melhor ano em 2002 quando chegou a figurar na quarta colocação no ranking mundial. Entretanto, vários problemas com o namorado e seu próprio pai Damir, que chegou a ser proibido de frequentar os eventos da Associação das Tenistas Profissionais (WTA) por mau comportamento, acabaram atrapalhando sua carreira.
Praticamente fora do circuito nos últimos dois anos, a australiana de 24 anos não possui ranking e esperava ganhar um convite para participar do Aberto da Austrália. Com a expectativa frustrada, ela desistiu na última terça-feira de prosseguir no torneio de Hobart para poder disputar o quali em Melbourne. Entretanto, não conseguiu realizar seu objetivo.