O sérvio Novak Djokovic se classificou para as quartas de final de Roland Garros na manhã desta segunda-feira. Terceiro favorito, o tenista de 23 anos venceu o freguês Robby Ginepri, dos Estados Unidos, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2.
Em uma exibição irregular, Djokovic foi inferior no índice de acerto do primeiro serviço (70% a 74%) e de aproveitamento de pontos depois de colocar o saque inicial em quadra (68% a 69%). No entanto, converteu cinco dos nove breaks e cedeu apenas dois de oito serviços (56% a 25%).
Robby Ginepri é um verdadeiro freguês de Novak Djokovic. Ex-número 15 do ranking mundial e atual 98º colocado, o norte-americano de 27 anos tem um retrospecto de cinco jogos e cinco derrotas diante do adversário. Em Roland Garros, ele ganhou seu único set diante do sérvio.
Atual terceiro colocado na lista da ATP, Djokovic tenta alcançar a semifinal de Roland Garros pela terceira vez na carreira. Nas temporadas de 2007 e 2008, ele foi eliminado pelo espanhol Rafael Nadal na briga para disputar a decisão. Em 2009, acabou surpreendido na terceira rodada pelo alemão Philipp Kohlschreiber, então 31º do mundo.
Nas quartas de final, o sérvio enfrenta o austríaco Jurgen Melzer. Em um confronto de zebras disputado na manhã desta segunda-feira, o atual 27º colocado no ranking mundial, 29 anos, venceu o russo Teimuraz Gabashvili por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2.
Na próxima rodada de Roland Garros, Novak Djokovic e Jurgen Melzer se encontrarão pela terceira vez no circuito, a primeira no saibro. Ambos duelaram nas quartas de final da grama de Halle-2009 e decidiram o título no piso duro de Metz-2006, com duas vitórias do sérvio.