Menu
Gastronomia

Djokovic frustra a torcida e elimina o prata-da-casa Lleyton Hewitt

Arquivo Geral

21/01/2008 0h00

A torcida australiana viu nesta segunda-feira seu último representante em chaves de simples no primeiro Grand Slam do ano ser eliminado da competição. Na última partida do dia, o ex-número um do mundo e atual 22º Lleyton Hewitt não resistiu à regularidade do sérvio Novak Djokovic, terceiro do mundo, e se despediu do Aberto da Austrália nas oitavas-de-final.

Atravessando seu melhor momento na carreira, Djokovic garantiu a sua melhor participação da carreira no evento em Melbourne ao eliminar o queridinho da torcida australiana por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3, após 2h26 de tênis. Classificado para as quartas-de-final, o sérvio garantiu ainda uma melhora em sua pontuação no ranking de entradas da ATP, embora não tenha chances de tirar a segunda posição do espanhol Rafael Nadal mesmo que levante a taça do torneio.

Foi a segunda vitória do sérvio de 20 anos sobre o australiano de 26. Antes de passar por Hewitt na Austrália, Djokovic já havia eliminado o rival nas oitavas-de-final de Wimbledon-2007, mas com um triunfo suado por 3 sets a 1 e as duras parciais de 7/6 (12-10), 7/6 (7-2), 4/6 e 7/6 (7-5). O ex-líder do ranking de entradas, por sua vez, levou a melhor sobre o jovem sérvio em apenas uma ocasião, também em Grand Slams: na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos de 2006, com 3 sets a 0 e muita facilidade: 6/3, 6/1 e 6/2.

O jogo: Djokovic foi superior a Hewitt desde o início, embora o aguerrido australiano tenha vendido caro a derrota. O sérvio chegou a abrir 0-40 no quarto game de jogo, mas viu o xodó da torcida de Melbourne salvar os três break points em seguida e, após a igualdade, evitar novamente a quebra e confirmar o game. Logo depois, Hewitt superou o saque do rival e abriu 3/2, ampliando para 4/2 em seguida.

O terceiro favorito só conseguiu devolver a quebra no oitavo game, empatando o confronto por 4/4. Djokovic ainda precisou salvar um break point antes de ratificar a quebra e voltar a ter a vantagem com 5/4. No 12º game, no entanto, o sérvio teve tranqüilidade para derrubar o serviço de Hewitt sem perder um ponto sequer e fechar o set em 7/5.

No início da segunda parcial, Hewitt surpreendeu Djokovic novamente logo no terceiro game, batendo o saque do balcânico e fazendo 2/1. O sérvio de 20 anos não se deixou abalar e venceu os quatro games seguintes, virando o placar para 5/2. Com a vantagem, apenas administrou para abrir 2 a 0 com 6/3.

Embalado, Djokovic quebrou o saque do australiano logo no primeiro game do terceiro set e voltou a repetir o feito no sétimo. Com a chance de servir em 5/2 para confirmar a vaga nas quartas-de-final, o balcânico desperdiçou dois match points e permitiu que Hewitt adiasse o fim do jogo ao ceder o saque para o local. No nono game, contudo, Djokovic devolveu a quebra e sacramentou o fim da participação australiana em simples no evento local com nova parcial de 6/3.

Rival espanhol: O sérvio se deparará nas quartas-de-final com um adversário esperado: o espanhol David Ferrer. Quinto cabeça-de-chave, o tenista de Valência eliminou também nesta segunda outro ex-líder do ranking de entradas da ATP ao superar o compatriota Juan Carlos Ferrero por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6, 6/4 e 6/1.

Em 2007, Ferrer e Djokovic viveram seus melhores momentos na carreira e acabaram se encontrando em quatro oportunidades, sendo que cada um dos dois tenistas venceu duas vezes. Enquanto o sérvio obteve sucesso nas quartas-de-final do Masters Series de Indian Wells e nas semifinais do Aberto da Austrália, ao passo que o espanhol levou a melhor no Masters de Monte Carlo e na Masters Cup de Xangai.

Ferrer, no entanto, leva vantagem sobre Djokovic por ter vencido o sérvio em uma outra ocasião no circuito profissional: no Torneio de Bucareste de 2004. Sendo assim, o valenciano possui três vitórias sobre o atual número três do mundo contra duas do balcânico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado