O sérvio Novak Djokovic venceu uma batalha de três horas e cinco minutos contra o espanhol Fernando Verdasco para avançar à semifinal do Aberto dos Estados Unidos de tênis. Ele triunfou por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/2), 1/6, 7/5 e 6/2 e agora espera pelo vencedor da partida entre o suíço Roger Federer, pentacampeão do torneio, e o sueco Robin Soderling, cabeça de chave 12.
Contra Verdasco, o sérvio faturou 71% dos pontos em que encaixou o primeiro saque e conseguiu 32 bolas vencedoras. O espanhol teve aproveitamento mais baixo nos pontos disputados com o serviço inicial, 69%, mas acertou 46 bolas vencedoras para deixar o confronto equilibrado.
A favor de Djokovic contou a condição física de seu adversário, que sofreu com dores nos pés e virou alvo fácil para a precisão e regularidade do número quatro do mundo no último set. Antes da quarta parcial, Verdasco complicou o jogo para o sérvio, que precisou de bastante esforço para avançar.
Caso Federer avance, o confronto da semifinal repetirá o do ano passado, quando o suíço avançou. O retrospecto é favorável ao melhor do mundo, que venceu oito confrontos e foi derrotado em quatro oportunidades. Contra Soderling, Djokovic tem vantagem no histórico: triunfou nas três vezes que se encontraram.