No confronto entre duas das principais revelações do tênis mundial, o sérvio Novak Djokovic derrotou com facilidade o escocês Andy Murray e garantiu presença na final do Masters Series de Miami. Com parciais de 6/1 e 6/0 conquistadas em pouco mais de uma hora de partida, Djokovic assegurou sua presença em sua segunda decisão consecutiva de Masters Series.
Vale lembrar que, há duas semanas, o jovem tenista sérvio de apenas 19 anos era derrotado pelo espanhol Rafael Nadal na partida que decidiu o título de Indian Wells. Desta vez, sem o vice-líder do ranking de entradas pela frente, Djokovic apenas aguarda seu adversário para domingo, que sai do confronto entre o croata Ivan Ljubicic e o argentino Guillermo Cañas.
Apesar do placar dilatado, a partida desta sexta-feira teve um início pouco incomum. O próprio Djokovic abriu o primeiro set sacando e, ao fim do terceiro game, o placar indicava 2/1 para ele. Foi apenas a partir da quebra do serviço de Murray e do 3/1 que o cenário da partida se desenhou: mais concentrado, o sérvio varreu de quadra o escocês, bastante irritado após a eliminação.
“Esta foi provavelmente a pior partida que já tive desde que me profissionalizei (em 2005). Não quero arrumar desculpas para encobrir o fato de que ele jogou melhor do que eu. Ele fez uma grande partida”, afirmou o atual número 12 do ranking de entradas e também 12º cabeça-de-chave da competição.
Beneficiado nas quartas-de-final pela lesão na coxa do norte-americano Andy Roddick, Murray chegou a ser vaiado pela torcida por sua suposta falta de garra na partida contra Djokovic. “Tentei lutar, tentei fazer algumas coisas diferentes. Definitivamente eu não desisti, mas as coisas que aconteciam não me ajudavam”, afirmou Murray.
A última derrota semelhante sofrida registrada no currículo do escocês havia acontecido no future de Gran Canaria, na Espanha, em novembro de 2003. Ainda como juvenil, Murray foi derrotado pelo tcheco Jan Masik – hoje, número 410 do mundo – por duplo 6/0.
Pelo menos, ficou a lição para Murray. “Foi uma experiência proveitosa para me deixar mais humilde. Tenho que trabalhar melhor meu jogo para me garantir que isso nunca mais aconteça”, afirmou ele, que perdeu todas as três partidas disputadas contra o sérvio.