Após uma estréia modesta na edição 2008 da Masters Cup e preocupação com uma lesão no pé, Juan Martín del Potro superou os obstáculos e deu a volta por cima na competição que encerra a temporada. Nesta terça-feira, o argentino superou Jo-Wilfried Tsonga com um duplo 7/6, parciais de 7-4 e 7-5 nos tie-breaks, e seguiu com boas chances de classificação à segunda fase. Derrotado pela segunda vez consecutiva, o francês aguarda uma vitória de Nikolay Davydenko sobre Novak Djokovic para não dar adeus precocemente a Xangai.
Por colocar frente a frente dois tenistas que haviam sido derrotados em suas estréias na Masters Cup, o confronto desta terça-feira era decisivo para definir o futuro do Grupo Ouro da competição. Depois de cair para Djokovic no domingo, Del Potro desta vez conseguiu ser mais eficiente no serviço (cinco aces e aproveitamento de 68% no primeiro saque) e no fundo de quadra (cometeu apenas 18 erros não-forçados, 20 a menos que Tsonga).
Tais estatísticas, somadas à maior força mental apresentada pelo argentino nos momentos decisivos, deu a vitória ao tenista sul-americano, que já vislumbra vaga na semifinal. Para concretizar o objetivo, ele depende de um triunfo sobre Davydenko na próxima quinta-feira.
Já Tsonga, que chegou a Xangai motivado por ter se garantido no torneio de última hora – com a conquista do Masters Series de Paris –, novamente não soube manter a calma. Assim como já havia acontecido na derrota para o russo, quando perdeu o tie-break do terceiro set por 7-0, o francês voltou a ser inconstante, precipitando subidas à rede e, com isso, cometendo muitos erros.
Nesse contexto, nem o excepcional serviço, que lhe garantiu 17 aces em todo o embate, salvou o número sete do mundo. Com dois revezes e apenas um set ganho em dois jogos realizados na China, o tenista depende agora de uma combinação de resultados para continuar vivo no evento: além de vencer Djokovic na quinta-feira, ele precisa torcer por um triunfo de Davydenko sobre o sérvio, em partida a ser realizada ainda nesta terça. Mesmo assim, Tsonga pode dar adeus à Masters, visto que Del Potro chegará à marca de duas vitórias se vencer o russo no encerramento da primeira fase.