Nesta quinta-feira, o recém-campeão de Roland Garros, Rafael Nadal, foi surpreendido pelo uzbeque Denis Istomin, apenas número 72 do ranking da ATP, e precisou de três horas e 53 minutos para fechar a partida em 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-4), 4/6 e 6/4.
Com o pentacampeonato em Paris, o espanhol retomou a liderança do ranking mundial e fez jus, mais do que nunca, ao apelido de o “Rei do Saibro” – além de Roland Garros, Nadal sagrou-se campeão também em Monte Carlo, Roma e Madrid, sendo o primeiro a conquistar o “Clay Slam”, série dos quatro principais torneios sobre o terra batida.
Contudo, no ATP 250 de Queens, disputado sobre a grama, o tenista, de 22 anos, não mostrou a mesmo desempnho, sobretudo no saque, quando faturou apenas 66% de aproveitamento quando colocou a bola em jogo.
Na próxima fase, Rafa terá pela frente seu compatriota Feliciano López, algoz do francês Julien Benneteau. No retrospecto entre os atletas da Terra das Touradas, Nadal aparece com cinco vitórias e apenas uma derrota.