Menu
Gastronomia

De virada, Zvonareva chega à sua primeira final de Grand Slam

Arquivo Geral

01/07/2010 16h28

Recuperada de uma lesão no tornozelo, Vera Zvonareva conseguiu nesta quinta-feira dar um grande passo em sua caminhada de volta ao top 5. Na semifinal do torneio de Wimbledon, a russa despachou a búlgara Tsvetana Pironkova com uma bela virada com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, garantindo um lugar na decisão de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Antes, o máximo que Zvonareva havia conquistado em um dos quatro grandes torneios da temporada era à semifinal do Aberto da Austrália de 2009, resultado que a alçou ao quinto posto no ranking mundial. Dona de dez títulos na carreira, incluindo Birmingham-2006, ela nunca tinha passado da primeira semana em Wimbledon.

Para chegar à decisão, a russa derrubou duas das principais candidatas ao título: Jelena Jankovic, eliminada nas oitavas-de-final e a belga Kim Clijsters, que caiu na fase seguinte. Na final, sua adversária será a número um do mundo, Serena Williams, contra quem só triunfou uma vez em seis oportunidades, em Cincinnati-2006.

No duelo diante de Pironkova, zebra responsável por mandar ninguém menos que a pentacampeã Venus Williams para casa, Zvonareva começou “presa”, dominada pela excelente movimentação, bom volume de jogo e agressividade da rival, que lhe quebrou o saque no sexto game do primeiro set e apenas confirmou seu serviço para fazer 1 a 0 no placar.

A derrota, porém, trouxe mais concentração à russa, que se soltou no segundo set, passou a apresentar uma maior variedade de jogadas e devolveu a quebra no sexto game. Com a rival dominada, Zvonareva empatou a partida e entrou com tudo na terceira etapa, superando o serviço de Pironkova logo de cara.

A situação poderia ter ficado ainda melhor no terceiro game, mas a número 21 do mundo desperdiçou as duas chances de quebra que teve. Na quinta parcial, porém, ela mostrou coragem para executar uma deixadinha, quando Pironkova só precisa de um ponto para encostar com um 2/3. Foi recompensada e, com nova quebra, abriu um confortável 4/1.

Valente, a búlgara ainda ameaçou o saque da rival na seqüência, mas voltou a errar muito (foram um total de 16 pontos cedidos de graça) e jogou fora sua última grande chance de vencer e conquistar o primeiro título de sua carreira. Apesar da dura derrota, Pironkova pode comemorar o fato de ter chegado tão longe em um torneio no qual ela jamais havia superado a segunda rodada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado