Pode não ter sido uma apresentação digna de um top 5, mas nem por isso a Rússia não deixou de comemorar seu segundo ponto no confronto com a Sérvia, pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis. Sem consistência, Nikolay Davydenko suou para conseguir bater Viktor Troicki em cinco sets, mas mesmo assim deixou os atuais vice-campeões a apenas um triunfo da próxima fase.
Quarto colocado do ranking de entradas da ATP, Davydenko atuou durante exatas 2h59 contra Troicki, número 114 da lista. A vitória por 3 sets a 2 veio depois de muito trabalho, com as parciais de 6/1, 1/6, 6/3, 1/6 e 6/2.
Beneficiada pela febre de Novak Djokovic, atual campeão do Aberto da Austrália e terceiro do ranking, a Rússia já havia vencido o primeiro confronto do dia com Mikhail Youzhny passando pelo especialista em duplas Nenad Zimonjic por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3, 6/2 e 6/4.
A confirmação da classificação russa poderá sair neste sábado, quando será realizada a partida de duplas. Ainda convalescente, Djokovic não sabe se terá condições de formar a parceria com Zimonjic no duelo com Marat Safin e Dmitry Tursunov e manter seu país com chances no embate.
Em outra partida já finalizada nesta sexta-feira, Thomas Johansson conseguiu um ponto precioso para a Suécia no duelo com Israel, no Oriente Médio. Se os anfitriões haviam saído na frente com o triunfo de Dudi Sela sobre o experiente Jonas Bjorkman, o país capitaneado pelo mito Mats Wilander se vingou dos adversários em grande estilo: vitória de Johansson por 3 sets a 0 sobre Harel Levy, com fáceis parciais de 6/1, 6/1 e 6/3.
No sábado, o Estádio Canadá, na cidade de Ramat Hasharon, verá duas duplas renomadas no circuito profissional na briga pelo segundo ponto do duelo. Campeões do Aberto da Austrália, Jonathan Erlich e Andy Ram enfrentarão Simon Aspelin e Robert Lindstedt.