Principal candidato a evitar o tricampeonato de Rafael Nadal no torneio de Barcelona, o russo Nikolay Davydenko sofreu para confirmar seu favoritismo nesta quinta-feira. Em partida válida pelas oitavas-de-final da competição, o russo precisou de mais de duas horas para derrotar o italiano Filippo Volandri por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6).
Segundo cabeça-de-chave da competição, Davydenko esteve em desvantagem em diversos momentos da partida, mas conseguiu se aproveitar dos erros do rival para conquistar a vitória. No primeiro set, foram três set points desperdiçados pelo italiano, que chegou a abrir 5/2 no segundo antes de permitir a reação do russo.
Com o resultado desta quinta, o quarto melhor tenista da atualidade abre vantagem de
O argentino é o 12º cabeça-de-chave e foi responsável pela eliminação do espanhol Pablo Andujar, oriundo do quali, por parciais de 7/5 e 6/3. Cañas e Davydenko se enfrentaram por quatro vezes no circuito profissional da ATP, com três vitória do argentino e uma, a mais recente, do russo.
Outro confronto definido para as quartas-de-final será entre o espanhol David Ferrer e seu xará argentino David Nalbandián. Quarto cabeça-de-chave, o argentino passou pelo experiente espanhol Carlos Moyá por 6/4 e 6/3. Jjá Ferrer, quinto favorito, despachou o sérvio Boris Pashanski por 6/2 e 7/5 em duelo inédito.
E inédito não será o jogo entre Nalbandián e Ferrer: os dois se encontraram cinco vezes em torneios profissionais, com quatro vitórias do espanhol. O argentino só se deu bem no Aberto da Austrália de 2005, mas ainda assim vencendo apertado: 7/6 (7-1), 4/6, 4/6, 6/3 e 6/4.